Book Santos

🔐 DICAS DE SEGURANÇA 🔐

Confira abaixo algumas dicas:

Para evitar Afogamentos:


Cuidado com ingestão de bebidas alcóolicas e o mar, pode ser fatal!

Correntes de retorno: formadas pelo retorno da massa d’água que é empilhada pelas ondas contra a praia, em direção ao mar aberto. O banhista é puxado para mar adentro.

Impacto das ondas ou famoso “caldo”: devido à uma onda forte que o arremessa para baixo. A pessoa acaba bebendo água e se afogando.

Atenção as bandeiras dos salva vidas, na praia:

🟢 Bandeira verde: informa que se pode nadar e tomar banho com poucos riscos e assistência disponí­vel de guarda-vidas, mas sempre cumprindo as regras de segurança

🟡 Bandeira amarela: indica a presença de correntes marí­timas fortes e significa “atenção”. Quer dizer que o mar está ruim e que não recomendado nadar neste local, mesmo com a presença dos guarda-vidas.

🔴 A bandeira vermelha mostra que o mar está perigoso e que se deve evitar nadar e até mesmo entrar na água. O local segue monitorado pelos guarda-vidas.

Obs: Em Santos há placas de sinalização de perigo (bandeira vermelha) por causa de destroços de navios na beira, elas estão localizadas antes da ponte do canal 5 (sentido emissário - Ponta da Praia) e outra após a ponte do canal 6

Crianças perdidas na praia:

Em dias de super lotação das praias, recomendamos procurar o salva vidas mais próximo e questionar sobre a pulseira de identificação, no litoral paulista, na maioria das praias ocorre a entrega das pulseiras para facilitar o encontro.
Outra dica super legal é tirar uma foto da criança de como ela está vestida, pois caso se perca, ajudará na identificação

Bater palma na praia é uma medida simples que pode ajudar na localização. É preciso saber como agir para efetivamente contribuir com o reencontro de pais e filhos.
Ao se deparar com uma criança perdida, a coloque em local alto para que os pais que estão a sua procura possam vê-la melhor (nos ombros, por exemplo). Depois, as pessoas que estão próximas ao pequeno devem bater palmas continuamente e aguardar a chega dos pais.
Porém, não adianta banhistas distantes da criança baterem palma também, pois isso dificultará a sua localização. As palmas devem ser concentradas onde está o pequeno. Falar, em alto e bom som, o nome da criança enquanto bate palma também ajuda.


Segurança na rua:

Demonstre calma, confiança e domínio do que está fazendo e onde quer chegar. Evite demonstrar que está perdido ou produrando por algum endereço

Procure estar atento ao comportamento das pssoas que estejam próximas à você ou paradas perto de onde você está

Evite cortar caminho por becos, vielas ou ruas desconhecidas

Não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança. Confie em seus instintos

Evite locais com aglomerações de pessoas, esses locais facilitam a ação de "batedores de carteira" e oportunistas

Ao pressentir a aproximação de estranhos com atitude suspeita, entre no primeiro local como loja ou se aproxime de alguém e peça ajuda

Mantenha todos os objetos pessoais à frente do corpo como: carteiras, celulares, sacolas, bolsas

Prefira bolsas discretas e transportadas à frente do corpo com sua mão sobre o fecho

Evite retirar sua carteira em público, manusear ou efetuar pagamentos com notas altas

Desconfie de esbarrões, empurrões ou cotoveladas

Caso seja abordado, mantenha a calma, faça movimentos lentos e responda somente o que for perguntado.